10/08/2017 às 12:02:27

Roberto Fernandes no Náutico para escalar o time

As dúvidas parecem girar sobre volantes William Schuster, Darlan e o zagueiro Aislan



Ao longo da semana, Roberto Fernandes mexeu no time titular do Náutico. Em três dias, foram três formações diferentes que desencandearam em uma dúvida que só vai ser revelada momentos antes do jogo desta sexta-feira, contra o líder América-MG, no Estádio Independência. Ao que parece, o treinador ainda não escolheu se usará o 4-4-2 ou o 3-5-2. Se vai implementar um padrão buscando equilíbrio ou se vai se defender mais diante do time que tem o melhor aproveitamento da Série B.

O treino que definirá a equipe será feito longe dos olhos da imprensa, nesta quinta-feira. Mas pelo que foi mostrado ao longo da semana, três atletas brigam por essa vaga: o zagueiro Aislan (a entrada dele implicaria no 3-5-2), o volante William Schuster e o volante Darlan - este último parece correr por fora.

Com William Schuster


William Schuster foi a peça utilizada por Roberto Fernandes nesta quarta-feira - ele ainda não tinha treinado como titular ao longo da semana. A formação é o 4-4-2 e, em tese, a mais ofensiva. Afinal, no meio de campo o treinador forma um losango. Sem a bola, Schuster ajuda Amaral na marcação. Com a bola, ele fica centralizado e Diego Miranda auxilia Bruno Mota na armação das jogadas. É um time cotado para ser usado contra o América-MG. A dúvida é se não deixaria o Timbu muito exposto ao Coelho, que tem o segundo melhor ataque da Série B, com 26 gols, ao lado do Paraná.


Com Aislan


É a formação mais defensiva do Náutico no papel. Na prática, não é bem assim porque David e Manoel ganham total liberdade de atacar pelas laterais. Mas é um desenho que muitos apostam que Roberto Fernandes pode colocar em campo. Com a entrada do zagueiro Aislan no lugar de um volante - neste caso, William Schuster -, o Timbu passa a jogar com três defensores na linha de zaga. O Alvirrubro só entrou em campo duas vezes com esta formação na Série B (na derrota de 2 a 1 para o Guarani e na vitória de 1 a 0 para o ABC-RN, ambas fora de casa).


Com Darlan


Náutico com Darlan (Foto: GloboEsporte.com) Náutico com Darlan (Foto: GloboEsporte.com)
Esta foi testada, mas é a que, em tese, corre por fora. Isto porque Darlan foi testado na última segunda-feira, mas não treinou mais como titular. Ao lado de Amaral, ele reforçaria a marcação porque se aproximaria muito da dupla de zaga - como mostra a área demarcada. Seria uma maneira de estancar os ataques do América-MG. Do meio para a frente, nada mudaria.




Globo Esporte